Você está em: Home • Notícias • Óleo de cozinha usado pode ser entregue em escolas

Óleo de cozinha usado pode ser entregue em escolas

Depois de sua utilização, o produto deve ser acondicionado em garrafas pet e entregue em um dos pontos de recolha; entre eles, 13 escolas da rede municipal

A Vigilância Sanitária de São Miguel do Oeste tem como missão promover e proteger a saúde da população e o meio ambiente. Para isso, estabeleceu uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, criando uma alternativa para o descarte dos óleos e gorduras, minimizando o impacto ambiental e contribuindo para a educação.

De acordo com Sergion Klein, da Vigilância Sanitária Municipal, o procedimento contribui com o meio ambiente e, ao mesmo tempo, resulta em benefícios para a escola. “Ao entregar seu óleo ou gordura em uma das escolas parceiras, você estará ajudando esta instituição, que, em troca de tais resíduos, recebe um retorno financeiro utilizado para melhorar o ambiente e adquirir materiais”, ressalta.

DESCARTE CONSCIENTE

Óleos e gorduras são diariamente utilizados nas atividades domésticas e comerciais relacionadas à alimentação. Após o aquecimento em alta temperatura, os óleos sofrem alterações nas suas características físicas e químicas, que podem provocar danos à saúde humana. Por isso, aconselha-se realizar a troca periódica desses óleos e gorduras durante o processo produtivo. É importante, ainda, que o descarte do resíduo gerado por esta troca seja feito corretamente e o destino final não afete negativamente o meio ambiente.

Caso ocorra o descarte inadequado, poderá poluir córregos, riachos, rios e o solo, provocando prejuízos ambientais, tais como: diminuição da fauna e flora aquática, alterações na potabilidade da água, impermeabilização do solo e das raízes de plantas, impedindo a absorção de nutrientes, decomposição do óleo em gás metano (CH4) diretamente relacionado ao aquecimento global, e outros.

LOCAIS DE ENTREGA

DO ÓLEO USADO

Após a utilização dos óleos e gorduras, estes devem ser armazenados em garrafas descartáveis (pet). E então, deverão ser entregues em um dos pontos de recolha; entre eles, as escolas abaixo relacionadas. Em seguida, as escolas farão a entrega desses resíduos para uma empresa licenciada, que utilizará para um fim adequado, como por exemplo, a produção de biodiesel.

- Escola Amália Daltoé Agostini;

- Escola Aurélio Pedro Vicari;

- Escola Emma Balke;

- Escola José Veronese;

- Escola Juscelino K. de Oliveira;

- Escola Marechal Arthur da Costa e Silva;

- Escola Padre José de Anchieta;

- Escola Tranquilo José Rigoni;

- Escola Waldemar Antonio Von Dentz;

- Escola Atílio Luiz Calza;

- Creche Pequeno Polegar;

- Creche Sonho Feliz;

- Creche Ciranda da Alegria.

Copyright © 2009-2017 Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste - SC.