Você está em: Home • Notícias • Brucelose e Tuberculose preocupam órgãos públicos, entidades e agricultores

Brucelose e Tuberculose preocupam órgãos públicos, entidades e agricultores

Prefeitura realiza palestra para esclarecimento destas doenças

A Secretaria de Agricultura de São Miguel do Oeste realizou nesta semana, um encontro com agricultores e entidades envolvidas com este público, sobre Cuidados com a saúde humana e animal: Tuberculose e Brucelose em pessoas.

O secretário Renato Romancini conduziu a abertura do encontro, ocasião em que relatou a preocupação da Secretaria e das entidades com estas duas enfermidades que já são realidade presente na região.

A partir do tema, a professora Daniele Beoron, da Unoesc, abordou sobre o papel da sociedade e dos produtores frente às doenças, a importância da produção de leite na região e seu impacto econômico e social, o mercado internacional do leite, como se adquire e como prevenir a Brucelose e a Tuberculose, e o impacto das mesmas na saúde humana e animal.

Um momento importante do encontro, conforme Renato, foi o depoimento de Andreia Dallagnol, de Flor do Sertão, que adquiriu Brucelose. Ela relatou o quanto é doloroso contrair a doença e o gasto financeiro para o tratamento, que não tem cura e é paliativo e sintomatológico. Andreia enfatizou sobre o cuidado com a saúde e procedência dos animais, e sobre a importância de seguir as normas da CIDASC quanto ao transporte, emissão de GTA e regularização dos brincos.

Há uma união de esforços do poder público, população, indústrias, órgãos como CIDASC, EPAGRI, Universidade e consumidores, no sentido de conscientizar os produtores rurais para que busquem diagnósticos dos animais e, se necessário, sacrifiquem os mesmos, pois a região detém quase 75% da produção de leite no Estado, o que tem gerado renda, empregos diretos e indiretos a muitas pessoas.

Copyright © 2009-2017 Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste - SC.