Você está em: Home • Notícias • Secretaria de Saúde passa por avaliação do Ministério da Saúde

Secretaria de Saúde passa por avaliação do Ministério da Saúde

Estruturas, profissionais e usuários do NASF, Saúde Bucal e ESFs estão sendo avaliados

Entrevistadores do Ministério da Saúde estão em São Miguel do Oeste, para a coleta de dados e informações referentes aos programas NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, ESF – Estratégia de Saúde da Família e Saúde Bucal, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os materiais colhidos serão enviados ao MS, mais precisamente, ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ, criado em 2011. Na análise, será avaliada a atuação das equipes, a infraestrutura dos Postos de Saúde, equipamentos, medicamentos e satisfação dos usuários.

Conforme o secretário de Saúde, Leonir Caron, na primeira fase do PMAQ o município fez a adesão ao programa. Agora, as equipes passam pela segunda fase, composta por avaliação externa, entrevistas com os profissionais, verificação de documentos, estruturas e materiais e entrevista com usuários.

“Quanto melhor for o desempenho, em todos os sentidos, mais incentivos financeiros serão repassados via PMAQ para São Miguel do Oeste, como forma de reconhecimento e valorização dos esforços e resultados das equipes e dos gestores”, explicou Caron.

O PMAQ vem reforçar práticas de cuidado, gestão e educação que contribuam para a melhoria da atenção básica à saúde ofertada aos cidadãos, e promover maior equidade nos investimentos dos governos federal, estadual e municipal.

Copyright © 2009-2017 Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste - SC.