Você está em: Home • Notícias • Escola do Município é selecionada para etapa Sul Brasileira do Verde é Vida

Escola do Município é selecionada para etapa Sul Brasileira do Verde é Vida

Projeto da Afubra tem 196 escolas participantes neste ano

As duas escolas municipais do interior de São Miguel do Oeste participaram na última semana, da segunda fase da etapa regional do Projeto Verde é Vida, da Afubra, no auditório da Escola Municipal Emma Balke.

Conforme o coordenador pedagógico do projeto, José Leon, de Santa Cruz do Sul/RS, nesta segunda fase de mostra científica, foi indicado o trabalho que irá participar da etapa sul brasileira, em 2018, em Cruz Alta/RS. “Nesta etapa tínhamos seis trabalhos de quatro cidades, sendo dois de São Miguel do Oeste e os demais de Iporã do Oeste, Princesa e São José do Cedro. Todos de um excelente nível”.

O Verde é Vida contempla escolas urbanas e rurais dos três estados do Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Neste ano, são 196 escolas de 62 municípios.

As Escolas Municipais Waldemar Antonio Von Dentz, da Linha Canela Gaúcha, e Padre José de Anchieta, da Linha Dois Irmãos, apresentaram os projetos “Composteira de Rejeitos” e “Forno Solar”.

A equipe da Linha Dois Irmãos que construiu o “Forno Solar” sob a orientação da professora de Ciências, Marcelí Berwanger, estará na etapa sul brasileira. A escola conquistou o 1º lugar na avaliação do corpo de jurados, o qual acompanhou a apresentação de todos os trabalhos.

Marcelí explica que a intenção com o projeto é despertar para a sustentabilidade e oportunizar às famílias do campo uma forma mais prática para preparar ou aquecer seus alimentos. “O Forno é prático, simples e de baixo custo e vem auxiliar as famílias que, por exemplo, residem longe da propriedade e levam alimentos para o consumo durante o dia, pois no verão, chega a atingir uma temperatura de mais de 150°.

Copyright © 2009-2017 Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste - SC.