Você está em: Home • Notícias • Município investe na modernização do campo

Município investe na modernização do campo

Cursos angariados pela Secretaria de Agricultura colocam São Miguel do Oeste no patamar de pioneiro regional na emissão de documentos eletrônicos diretamente nas propriedades rurais

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Piscicultura de São Miguel do Oeste está implementando um novo modelo de gestão pública para o setor. Mesmo preservando práticas já consolidadas, como a prestação de horas/máquina, e intermediando a manutenção das estradas rurais, que é feita pela Secretaria de Obras, o diferencial está na modernização dos serviços que são oportunizados aos agricultores.

Exemplo disso, segundo o secretário, Renato Romancini, são os diversos cursos que estão sendo levados para o interior do município. “Detectamos que o Sindicato dos Produtores Rurais e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) tinham à disposição uma série de cursos que vão ao encontro das necessidades do nosso modelo agrícola, mas isso não estava sendo aproveitado. Realizamos um trabalho minucioso de diagnóstico das propriedades e estamos organizando turmas conforme a área de interesse, com aulas diretamente nas comunidades”, relata. O secretário agradece a parceria do Sindicato e Senar, que tem ajudado a fazer a diferença na vida de muitas famílias.

Só neste ano, mais de 10 grupos de agricultores foram beneficiados, com cursos que vão desde a Inclusão Digital, Emissão de Guia de Trânsito Animal e de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural, até Panificação e Confeitaria. Esta semana, formou-se mais uma turma, na linha Filomena, que aprendeu a utilizar as ferramentas digitais que facilitam o dia a dia na propriedade.

PIONEIRISMO

O secretário executivo da Ameosc, Aírton Fontana, e o responsável pelo Movimento Econômico da Associação, Ilceo Bariviera, prestigiaram uma das aulas finais do curso, juntamente com o secretário Romancini e o diretor municipal de Agricultura, Nédio Jeziorski. Eles elogiaram a iniciativa da Administração Municipal de São Miguel do Oeste que, por meio da Secretaria de Agricultura, tem tornado estes cursos acessíveis aos agricultores, de forma gratuita. “O município de São Miguel do Oeste está sendo pioneiro na região na Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural. E quem mais ganha com isso, é o próprio agricultor”, salienta Fontana.

“NOVO RURAL”

O secretário Romancini destaca que, nos próximos dias, também será feito o lançamento do programa “Novo Rural”, que regulamenta este modelo de gestão e traz benefícios a todos os agricultores do município, de forma estratégica, justa e eficiente. “O momento que vivemos exige que até mesmo o pequeno produtor rural administre sua propriedade como se fosse uma empresa. E nós daremos todo o suporte necessário, para garantir a manutenção e crescimento deste importante setor”, finaliza.

Copyright © 2009-2017 Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste - SC.