Portal Oficial - Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste - SC

Notícias 

Você está em: Home • Notícias • Serviço “Família Acolhedora” será lançado dia 19

Serviço “Família Acolhedora” será lançado dia 19

Profissionais da Assistência Social passaram por capacitação esta semana

A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu uma capacitação esta semana para a rede socioassistencial e para os profissionais que atuarão no Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.

O lançamento do Edital de Chamamento Público para implantação do Serviço ocorrerá no dia 19 deste mês, no Salão Nobre da Prefeitura, a partir das 19h. “Família Acolhedora” é um Serviço ofertado pela Assistência Social e que se encontra em fase de implantação em São Miguel do Oeste, atendendo solicitação do prefeito, Wilson Trevisan.

Conforme destacado pela assistente social, Carline Mocellin, e pela psicóloga, Simone Back, o acolhimento familiar visa principalmente à garantia do direito à convivência familiar e comunitária das crianças e adolescentes afastadas da família de origem por decisão judicial. Neste caso, ao invés da criança ou adolescente ir para o abrigo institucional, poderá residir provisoriamente em Famílias Acolhedoras, as quais serão previamente cadastras e capacitadas para o cuidado, até que a criança ou adolescente possa retornar à família de origem ou ser adotada.

As famílias interessadas em conhecer esta proposta de acolhimento poderão buscar mais informações junto à equipe técnica do serviço, sendo que o período estipulado para as inscrições ocorrerá entre os dias 14 de novembro e 15 de dezembro deste ano. Após as inscrições, as famílias passarão por um processo de seleção e capacitação realizado pela equipe do Serviço.

Nesta semana, a capacitação teve como foco os profissionais que atuarão no Serviço e a rede de atendimento, considerando que todos serão importantes na multiplicação desta nova cultura de acolhimento. Além do Acolhimento Familiar, uma das etapas da capacitação discutiu o “Apadrinhamento Afetivo”, um programa que será lançado em breve no município.

Os cursos foram ministrados pela assistente social Isabel Bittencourt, com atuação no Poder Judiciário de Santa Catarina/Comarca de São Bento do Sul; especialista em Metodologia de Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Mediadora Judicial e de Família; Idealizadora do Serviço de Família Acolhedora em São Bento do Sul/SC; membro do Grupo de Trabalho Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária; e fundadora do Grupo de Estudos e Apoio à Adoção e à Convivência Familiar – Gerando Amor.

De acordo com a secretária Marta Sotilli, os cursos foram uma oportunidade para os profissionais da Assistência Social compreenderem melhor o funcionamento do Família Acolhedora, que possibilitará o convívio familiar para crianças que estavam afastadas deste ambiente.


Galeria de imagens

COMPARTILHE:

Copyright © 2009-2017 Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste - SC.
Todos os direitos reservados.

DBlinks Agência Digital