Você está em: Home • Notícias • Prevenção à violência contra as mulheres é tema de palestra do Grupo Hiperdia

Prevenção à violência contra as mulheres é tema de palestra do Grupo Hiperdia

O grupo Hiperdia, implementado pela Secretaria Municipal de Saúde no ESF (Estratégia Saúde da Família) do bairro São Jorge, ampliou seu foco de atuação durante este mês de outubro. O principal trabalho do grupo é no sentido de minimizar os efeitos causados pela hipertensão e diabetes. Contudo, em virtude do Outubro Rosa, também está sendo trabalhada a prevenção ao câncer e à violência contra a mulher.

A Secretaria de Saúde tem dado o suporte necessário, a fim de oportunizar qualificação aos profissionais e mais serviços aos pacientes que frequentam o grupo. Na tarde desta quinta-feira (19), a psicóloga Bárbara da Silva, do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), falou sobre os tipos de violência contra a mulher, os meios de prevenção e a forma como realizar a denúncia.

Conforme a enfermeira Maiara Schoeninger, o grupo é educativo e terapêutico, e visa melhorar a qualidade de vida da população, por meio do estímulo às atividades físicas, adoção de hábitos alimentares adequados, abandono do tabagismo e etilismo, conhecimento da condição de saúde e reconhecimento dos fatores de risco presentes, além de aumentar o vínculo entre a unidade de saúde e a comunidade.

Desde a sua criação, o grupo Hiperdia tem realizado encontros mensais, no salão da comunidade, mediados por uma equipe multiprofissional, e com temáticas variadas.

Copyright © 2009-2017 Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste - SC.