Você está em: Home • Notícias • Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora é lançado em São Miguel do Oeste

Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora é lançado em São Miguel do Oeste

Famílias interessadas devem fazer a inscrição de 14 de novembro a 15 de dezembro

A Administração de São Miguel do Oeste, por meio da Secretaria de Assistência Social, apresentou oficialmente na noite desta quinta-feira (19), o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.

Na ocasião, o prefeito Wilson Trevisan e a secretária Marta Sotilli assinaram o Edital de Chamamento Público, a fim de selecionar famílias do município para participar deste Serviço e acolher crianças e/ou adolescentes afastados da família de origem, mediante medida protetiva, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

De acordo com Marta, as inscrições para as famílias interessadas serão realizadas entre os dias 14 de novembro e 15 de dezembro, das 7h e 45min às 11h e 45min, e das 13h e 15min às 17h e 15min, na Secretaria de Assistência Social, localizada junto ao Caic, no bairro São Luiz.

A seleção das famílias será feita em seis etapas, incluindo inscrição, avaliação documental, capacitação, avaliação psicossocial, divulgação da relação das famílias selecionadas e preenchimento do Termo de Adesão.

Para Trevisan, o trabalho da Assistência Social tem sido muito importante, especialmente para as famílias que mais necessitam. “Estamos aqui para ajudar as pessoas que mais precisam, mas é essencial o apoio da nossa sociedade. Queremos dar o suporte a estas crianças e adolescentes que estão no Abrigo e, o Família Acolhedora, vem para inseri-los no convívio familiar”.

O Juiz de direito, Dr. Daniel Enendörfer, destacou a relevância do projeto na vida de crianças que muito já sofreram, no sentido de oferecer afeto, tratamento humanizado e, especialmente, referência de valores e uma atenção pessoal. “Parabéns ao poder público pela iniciativa e às famílias que estão dispostas a contribuir com o trabalho e transformar a vida destes meninos e meninas”.

Um dos momentos mais marcantes da noite foi o depoimento do casal Janete e Darcy Thiel, de Guaraciaba, que já acolhe crianças em seu lar. “Recebíamos convite para ser família acolhedora e sempre tínhamos dúvidas. Até que um dia a agente de saúde nos entregou um convite e fomos verificar. Decidimos, fizemos o curso e após dois meses já veio um bebê para cuidarmos. Fizemos nossa parte, damos muito amor e agora ela está com sua família. Aprendemos muito sobre o amor que temos que dar a estas crianças e isso fortaleceu muito nossa família”, disse Janete emocionada.

Além do prefeito, o vice-prefeito Alfredo Spier, representantes do judiciário e da promotoria, vereadores, famílias interessadas, profissionais da assistência social e a comunidade em geral, prestigiaram o ato de assinatura que contou ainda com explanação acerca do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, pela assistente social Carline Mocelin e psicóloga Simone Back.

Copyright © 2009-2017 Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste - SC.